segunda-feira, 29 de março de 2010

COMO SER GUIADO PELO ESPIRITO SANTO

COMO SER GUIADO PELO ESPIRITO SANTO

Este assunto é muito importante porque, ainda que seja cristão há muitos anos, nunca poderá experimentar o sucesso para as várias áreas da sua vida se não for guiado pelo Espírito Santo.
É necessário começar a conhecer o Espírito Santo iniciando por entendê-lo através da Palavra de Deus. Ele é em si, tudo o que a Palavra diz que Ele é; Ele fará em si tudo o que a Palavra diz que Ele fará. Quando descobrir como Ele se manifesta em si e render-se à sua presença, terá o sucesso para a sua vida.
O Espírito Santo é a terceira pessoa de Deus e está hoje na Terra, no entanto, em muitas Igrejas não Lhe é permitida a entrada. Pastores há que, programam tudo para a sua Igreja, e quando o Espírito Santo os quer instruir em alguns aspectos, não tem permissão para isso.
Já têm vindo ter comigo, alguns Pastores que perguntam: "Qual é o segredo para o crescimento tão grande da sua Igreja?" A resposta que lhes dou é sempre a seguinte: “Um dos segredos é sermos guiados pelo Espírito Santo”.


DEUS GUIA-NOS DE VARIOS MODOS


Quem nos guia é a 3ª pessoa de Deus, o Espírito Santo não é Deus o Pai, mas Deus o Espírito Santo. João 16:13 - "Mas quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir."


Deus guia os Seus filhos de várias maneiras:


1 - Através da Palavra de Deus. (A Palavra de Deus está sempre em 1º lugar).
2 - Através do nosso espírito. (O Espírito Santo é quem reside em nós e fala ao nosso espírito).
3 - Através de sonhos
4 - Através de visões
5 - Através de profecias


ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS


Jesus é Deus e é a Palavra escrita, portanto, Deus fala sempre 100% de acordo com a Palavra escrita. Há cristãos que andam a procura de orientação de Deus em muitos lugares, mas grande parte dessas pessoas não vão ao sítio certo.
Se pretender saber qual a vontade de Deus para a sua vida, para os seus negócios, seu lar, sua profissão, poderá encontrar na Palavra de Deus. Se quiser que Deus o guie nesta ou naquela área, procure na Bíblia qual a vontade de Deus acerca desse assunto, pois o lugar certo é sempre a Palavra de Deus. Ele tem a solução para todas as coisas.
DEUS FALANDO A JOSUÉ PARA COMPARTILHAR UM SEGREDO PARA O SUCESSO
JOSUÉ 1:8 "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás."
Josué é incentivado a meditar na Palavra de Deus a fim de falar o mesmo que Deus fala e fazer conforme o que está escrito na Bíblia. Deste modo Josué seria bem sucedido, pois a Palavra de Deus é a Sua vontade para todas as áreas da nossa vida.
Em Mateus 7:24 lemos:
"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha."
Cada cristão deve fazer com que o seu tipo de vida consista em ouvir e praticar a Palavra de Deus.
Muitos apenas gostam de ter o título de religiosos, estão cheios de conhecimento, mas nada põem em prática.
Cristianismo não é ter uma religião, mas é, ser discípulo de Jesus em toda a acepção da Palavra.
Deus dirige-nos e instrui-nos através da Sua Palavra - devemos ouvir e praticar a Palavra de Deus. Certa vez Jesus fez referência a dois homens, um que era prudente e outro, insensato. O homem prudente constrói a sua casa sobre a rocha tal como faz o cristão que vem à Igreja e, ouve e pratica a Palavra de Deus. Quando os problemas surgem ele não cai porque está bem fundamentado (alicerçado) na rocha.
O insensato, é aquele que não ouve a Palavra de Deus ou, vem à Igreja e ouve a Palavra, mas depois não a poe em prática. Este homem está a construir a sua vida numa base falsa - os seus alicerces estão colocados em areia. Quando um dia o diabo trouxer uma tempestade, ele vai cair porque a areia não é sólida.
Então, alguém faz a pergunta:
"Mas Pastor, ele é um cristão, ele tem Jesus na sua vida!."
A resposta é:
Ele tem Jesus, mas está a construir a sua vida numa fundação falsa.
ATRAVÉS DO NOSSO ESPÍRITO
O ser humano é um espírito.
Nós não temos um espírito, nós somos um espírito.
Podemos ler na Bíblia que Deus é o Pai dos Espíritos e em Gênesis lemos que Deus nos fez à Sua semelhança. Somos, portanto um espírito, temos uma alma e vivemos num corpo.
O corpo que possuímos é o local onde o nosso espírito habita na terra. Nós temos um homem interior - o espírito, e um homem exterior - o corpo.
II Coríntios 4:16-18- "Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia."
O homem exterior é visível, temporário e corrompe-se, mas o homem interior que não é visível renova-se de dia para dia e nunca terá fim.
O nosso corpo é uma casa sendo o verdadeiro "eu", o nosso espírito (II Coríntios 5:1-8).
Em relação à alma, podemos verificar que é outra parte de nós (Hebreus 4:12).
A nossa alma é composta por três áreas:
1 - A Mente
2 - A Vontade
3 - As Emoções
A alma é a parte de nós que pensa e raciocina, transmite-nos as emoções e faz as decisões.
Deus respeita a nossa própria vontade, não interferindo na capacidade que temos para decidir segui-Lo ou não.
Deus também não se utiliza das nossas emoções para nos guiar porque Ele não é alma; Deus é Espírito e por conseguinte Ele orienta os seus filhos através do espírito de cada um.
Onde se encontra o nosso espírito?
Embora possa parecer muito estranho, o nosso espírito está localizado na região das entranhas.
Vejamos em:
João 7:37, 38 - "E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pos-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.”
“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”.
O nosso espírito vive no ventre, por isso quando alguém se assusta coloca as mãos no estômago, porque o seu espírito está lá. Quando se ri não poe as mãos nos pés ou na cabeça, pois não? Poe no estômago.
Quando diz à sua esposa: "Amo-te" Onde é que tem esse sentimento?
Dizemos ser no coração porque este está muito perto do espírito.
Quando Adão e Eva pecaram, diz a Bíblia que eles morreram. Mas qual foi a parte deles que morreu? Não foi o corpo nem a alma porque eles ainda viveram 900 anos.
O que morreu foi o espírito, deixaram de ter a capacidade de ouvir a voz de Deus.
O mesmo acontece nos nossos dias. Enquanto uma pessoa não receber Jesus na sua vida, o seu espírito está morto, ou seja, separado de Deus, por isso não pode ouvir o que Deus tem para lhe dizer.
O que fazem então as pessoas sem Cristo?
Andam segundo a sua própria mente, que como sabemos é limitada, e não é ela que deve dirigir o homem. Há forças mais fortes que a mente, e uma delas é o espírito.
O corpo humano é a casa onde Deus habita.
II Cor. 6:16 - " E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo".
Deus está dentro de cada um dos seus filhos e se aprender a ouvi-lo, não cometerá tantos erros ao longo da sua vida.
O Espírito Santo reside no interior do espírito de cada um dos filhos de Deus, e quando somos batizados no Espírito Santo o nosso espírito fica cheio do Espírito de Deus e quanto mais falarmos em línguas, mais o Espírito Santo enche o nosso. Há necessidade de alimentarmos o espírito, tal como alimentamos o nosso corpo. O alimento indicado para o nosso espírito, é a Palavra de Deus.
Mateus 4:4 "... nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus".
DEUS FALA AO NOSSO ESPIRITO
Deus fala a cada um dos seus filhos através do espírito, mas o diabo utiliza-se da mente. Satanás usa pensamentos, dúvidas, receios; é como um dragão que tenta lançar chamas sob a forma de pensamentos. Quando ele fala a um irmão ele não possuiu a mente dessa pessoa, mas está a lançar chamas de fogo.
DEUS NAO NOS GUIA POR SINAIS
Um dia uma irmã fez a seguinte oração:
"Senhor, se realmente desejas que eu faça isso, abre aquela porta, fecha aquela janela e o gato tem de fazer qualquer coisa"...
Ela estava a pedir sinais visíveis e isto é muito perigoso, porque o diabo também é capaz de fazer sinais no campo do visível.
Deus nunca nos prometeu guiar-nos através de sinais.
A nasça condução deve ser feita através do Espírito Santo de Deus.
Outro caso houve em que um irmão me disse que tinha pedido ao Senhor que lhe desse um sinal referente a dízimos e ofertas. Depois de mais de um mês, aproximou-se de mim confuso, porque Deus não lhe tinha respondido àquela oração.
A minha resposta foi a seguinte:
"Deus nunca vai responder-lhe a essa oração porque Ele já deu diretrizes sobre esse assunto, e estão descritas na Sua Palavra"
Esse irmão acrescentou que sabia que estava na Bíblia, mas precisava de um sinal.
Veremos o que poderá acontecer se insistir na existência de um sinal.
O diabo pode entrar nesse campo e dar-lhe o sinal; este é um dos motivos que leva muitos cristãos a seguirem caminhos errados.
Temos que concordar que não há maior revelação do que a Palavra de Deus, e tudo o que vem de Deus é de acordo com a Sua Palavra.
O MODO Nº UM DE COMO O ESPIRITO SANTO NOS GUIA
Pastor, mas como poderei ouvir o Espírito de Deus?
O Espírito Santo que habita no seu espírito, guia-o através de uma voz interior, baixa e suave.
Para confirmar estas características do Espírito Santo, vejamos o que se passou com Elias quando fugiu de Jezabel (I Reis 19:1-12)
O Senhor veio falar com Elias, mas não foi através de um terremoto nem de fogo, mas Deus respondeu-lhe com uma voz "mansa e delicada".
Há cristãos que andam muito atarefados trabalhando para Deus, absorvidos com idéias que gostariam de ver concretizadas e quando Deus lhes fala, eles não O ouvem porque as suas mentes estão cheias, incapazes de captar qualquer coisa mais.
Mas como Deus é um "cavalheiro" a tratar conosco, não nos grita, e deste modo essas pessoas não O conseguem ouvir.
Normalmente as pessoas que estão atentas ao Espírito de Deus, pensam que é no jejuar que está a solução e dizem a Deus:
"Senhor vou jejuar por este problema, dá-me depressa a solução".
O jejuar não vai mudar Deus, porque Deus é imutável!
Poderá perguntar:
"Então para que serve o jejum?".
O jejum não muda Deus, mas vai mudá-lo a si. Quando uma pessoa jejua, fica em maior sossego e tranqüilidade, de modo a poder estar mais atento à Palavra de Deus; a sua mente não está tão ocupada, tão ativa e o seu corpo também está mais relaxado. A sua mente consegue ouvir palavras meigas, doces e suaves.
Querem saber o que eu faço?
Todas as manhãs eu tiro tempo para estar com Deus, medito na Sua Palavra e oro em línguas. Por isso, eu ando tranqüilo diante de Deus e com facilidade eu ouço a Sua voz.
Quando Deus me diz algo, eu ouço-O e por vezes tomo notas num caderno de apontamentos - Eu só faço o que Deus me diz para fazer.
Vejamos Atos 27:9-11.
Depois de esperarem por bom tempo o capitão ordenou que o navio partisse, e Paulo que era um homem de Deus com o Espírito Santo a viver dentro dele, teve uma revelação. Mas Deus não apareceu em visão nem numa luz forte, nem através de um anjo.
Deus falou-lhe numa voz baixa e tranqüila, de tal modo que Paulo disse:
Atos 27:9-11 "... Varões, vejo que a navegação há de ser incomoda, com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas..."
Mas o centurião cria mais no capitão e no mestre, do que no que dizia Paulo. Eles continuaram a viagem e o navio naufragou.
Poderá haver quem pergunte:
"Mas porque é que Deus permitiu isso?"
A resposta é simples: Porque não deram ouvidos ao Espírito Santo.
Do mesmo modo, muitos cristãos têm naufrágios porque não dão ouvidos à voz de Deus.
Em Gêneses 15:4 - "E eis que veio a Palavra do Senhor a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que das tuas entranhas sair, esse será o teu herdeiro,"
Vemos que também foi essa forma como Deus conduziu a Abraão.
A Bíblia nos diz que a Palavra do Senhor veio sobre ele, e "A Palavra do Senhor" significa a voz baixa e suave.
Muitos cristãos há que procuram o espetacular e perdem o sobrenatural. Esta voz baixa e suave não é espetacular, não se manifesta com grandes ruídos, vozes, etc...
Uma visão, por exemplo: é uma coisa espetacular, mas esta não é a forma nº um de o Senhor nos falar - Deus fala através de uma voz baixa e tranqüila, no seu coração.
Provérbios 20:27 - "O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o mais íntimo do ventre."
É através do nosso espírito que Deus nos conduz. Devemos esperar que Deus nos oriente através do nosso espírito. Se dermos atenção à voz de Deus, teremos sucesso em tudo.
ATRAVÉS DE SONHOS E VISOES
Que outras formas há para Deus nos guiar?
Sonhos
Visões
Profecias
Em relação a estas três formas que Deus também utiliza para nos guiar, devo acrescentar que é necessário que estejam sempre de acordo com a Palavra de Deus, de outra forma, não são do Senhor poderão ser do diabo ou fruto da própria mente.
O Senhor utiliza-se de sonhos para encorajar e ensinar as pessoas, e também para lhes dar instruções e avisá-las de perigos.
Na Bíblia encontramos vários sonhos vindos de Deus porque estão de acordo com a Sua Palavra. No entanto, devo enfatizar que estas não são as formas número um de Deus nos guiar.
Na minha opinião, a maior parte das vezes Deus utiliza-se destes três processos quando não nos pode falar através da Sua Palavra, ou do nosso próprio espírito.
Por vezes, Deus tem que aplicar algo espetacular a fim de despertar a nossa atenção. Quando Deus se tem que manisfestar a si utilizando o espetacular, não é a melhor maneira, mas acontece provavelmente porque Ele não consegue encontrá-lo na sua oração diária, para lhe poder dizer o que quer.
Em relação à profecia, verificamos que a profecia do Velho Testamento é diferente da do Novo Testamento.
No Velho Testamento só os profetas é que tinham profecias e se algum filho de Deus quisesse uma profecia, tinha de ir a um profeta, e este perguntava ao Senhor, e o que ouvisse da parte do Senhor, ele transmitia ao irmão.
Nos dias de hoje é diferente porque todos temos o Espírito Santo dentro de nós, e assim não há necessidade de consultar outras pessoas. Temos o maior conosco.
Se formos capazes de ouvir o Espírito Santo dentro de nós, podemos receber instruções do Senhor para as nossas vidas.
ATRAVÉS DE PROFECIAS
No Novo Testamento uma profecia é uma realidade que tem três finalidades:
Exortar
Edificar
Consolar
I Coríntios 14:3 - "Mas, o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação."
A profecia não tem como objetivo dizer-nos o futuro, porque saber o futuro é um dos dons do Espírito Santo que tem o nome de:" Palavra de Sabedoria" (I Coríntios 12:8).
Se alguém lhe der uma profecia para a sua vida, tenha cuidado porque a profecia deve servir apenas para confirmar o que Deus já falou ao seu coração.
Deus não guia os seus filhos através de profecias, portanto se não servir para confirmar, o meu conselho é:
Não dê ouvidos. Deus conduz-nos através do nosso espírito, não por profecias.


Fonte: http://www.igrejamana.com/estudos/mensagens/guia_esp.html

3 comentários:

Pastoragente disse...

Graça e paz!
Vim conhecer seu Blog e tive uma grata surpresa, pois é muito boa sua iniciativa.
Já estou seguindo.
Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas, experiências ministeriais e pessoais de uma mulher simples como eu.
Fique na paz e que o Senhor abençôe você e toda sua família.
Abração!!!

Jonatan disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jonatan disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.